domingo, 22 de abril de 2007

Albert Roussel - Sinfonia nº3 em sol menor, op.42

Considerada a obra-prima deste compositor francês, a Sinfonia em Sol menor foi composta em 1929-30, encomendada por Serge Koussevitsky nas celebrações dos 50 anos da Orquestra Sinfônica de Boston. Albert Roussel (1869 – 1937) iniciou tardiamente sua carreira, na sua juventude serviu na marinha francesa. Sua obra, no entanto, é extensa e conta com ballets, suítes orquestrais, quatro sinfonias, música de câmara, e até mesmo um concerto para piano. A estréia da sinfonia contou com a presença do próprio compositor que empreendeu sua única viagem à América. A obra foi aclamada pela crítica e admirada por compositores como Poulenc e Prokofiev, além de Lutoslawski a considerar uma das quarenta melhores peças do repertório erudito.

Logo no início da música, o compositor utiliza um recurso já usado por Beethoven, que é o de “chamar a atenção do público”, pela característica fabulosa da abertura. A vitalidade rítmica da sinfonia é contrabalanceada por um gentil e singular lirismo característico do compositor. A obra, portanto, contagia de uma forma bastante positiva o ouvinte. Atente para um tema de cinco notas presente no primeiro, no segundo e no quarto movimento.

Após o vigor do primeiro movimento, o segundo opera uma mudança radical no ritmo e no clima. O Adagio, o movimento mais longo, contém melodias arrebatadoras e uma deliciosa seção rápida. Já o ponto culminante deste movimento evoca claras e poderosas emoções antes de voltar-se para um mundo de paz e harmonia.

O terceiro movimento, um scherzo, talvez seja o movimento mais acessível, com elementos de dança e os fortes ritmos característicos. Provavelmente, é o scherzo mais bem-sucedido composto por Roussel, extremamente leve e alegre, porém não apelando para a vulgaridade e inconseqüência. O finale, Allegro con spirito, mantém o bom humor com clareza melódica e ritmos marcantes; o retorno do tema que se faz presente tanto no primeiro quanto no segundo movimento finaliza essa bela obra sinfônica.

Program Notes © 2007 by Eduardo Knob

17 de Abril de 2007

Regente: Nicolas Rauss

Nenhum comentário: