sábado, 21 de abril de 2007

Saint-Säens - Concerto para Piano e Orquestra nº2 em sol menor

Composta em 1868, aos 33 anos do compositor, é provavelmente o seu Concerto para Piano mais popular. Estruturado em três movimentos, em vez de seguir o esquema “Rápido-Lento-Rápido”, denota uma modificação, o primeiro movimento lento, e o segundo um “Allegro Scherzando”.

O piano arrebata o ouvinte desde o início ao apresentar uma longa introdução improvisacional que evoca bastante o barroco, por causa da influência que Saint-Säens estava tendo na época, de Liszt, que estava transcrevendo para piano solo várias obras de Bach para Órgão. Após a apresentação de um primeiro e melancólico tema baseado em um esboço abandonado, de autoria de seu pupilo, Gabriel Fauré, um breve segundo tema é apresentado, seguido de uma série de passagens que conduzem de forma estonteante à reexposição do tema em elevada intensidade sonora. Logo em seguida, é dada ao solista uma longa “cadenza”, oportunidade ímpar para revelar toda sua capacidade de expressividade além de virtuosismo.

O segundo movimento, o mais famoso dos três, é em Mi bemol Maior, e em vez do típico “Adagio” é um leve e gracioso Scherzo. A personalidade energética e ao mesmo tempo delicada deste movimento é uma característica do bom-humor musical de Saint-Säens, mais famoso em seu “Carnaval dos Animais”.

No último movimento reafirma-se a tonalidade de Sol menor, articulado por uma tarantella prolongada. Em uma velocidade alucinante, orquestra e solista apressam-se tumultuosamente, ganhando volume e terminando numa explosão de arpejos em sol menor.

Em sua estréia, na sala Pleyel, este Concerto foi regido pelo lendário Anton Rubinstein, e tocada pelo próprio Saint-Säens, que apesar de gozar de excelente fama como pianista, não o tocou muito bem, pois o compôs em três semanas e não teve tempo para estudar o suficiente, o que fez com que a peça não fosse de início um sucesso.


Program Notes © 2007 by Eduardo Knob

3 de Abril de 2007


Solista: Olinda Alessandrini

Regente: Isaac Karabtchevsky