Apesar do reconhecimento em âmbito mundial de Dmitri Dmitrievich Shostakovich (1906 – 1975), ele está indissociavelmente ligado ao desenvolvimento político-cultural da extinta União Soviética, sob o governo de Stalin. Shostakovich era conhecido por seu característico nervosismo e ansiedade, e tinha razão para isso, pois se a opinião cultural do Partido não estivesse favorável à sua música, não importa quão receptivo o público fosse, ele poderia simplesmente desaparecer, assim como aconteceu, em 1948, com seu amigo próximo, o ator Solomon Mikhoels. Shostakovich vivia constantemente com medo que a mesma coisa ocorresse com ele.
A criação da Abertura Festiva é uma daquelas fantásticas histórias que se assemelham a lendas, e que revela a verdadeira natureza do gênio de um compositor. Seu amigo Lev Lebedinsky foi testemunha ocular disto e relatou que, quando ele estava no apartamento do compositor num certo dia durante o outono de 1954, eles receberam a visita do maestro da Orquestra do Teatro Bolshoi. Devido a misteriosas manobras políticas e confusões burocráticas, a orquestra precisava de uma nova música para celebrar o aniversário da Revolução de Outubro, e o concerto seria dali três dias. Simplesmente, Shostakovich sentou-se e começou a compor. Lebedinsky relata: “A velocidade com que escrevia era simplesmente estarrecedora. Além disso, enquanto escrevia música ele podia muito bem falar, fazer piadas e compor simultaneamente, como o lendário Mozart. Ele ria e se divertia, e enquanto isso a obra estava a caminho, a música sendo escrita com impressionante facilidade”. Não há nenhum sinal de pressa ou precipitação na vibrante Abertura Festiva. Ao contrário, nota-se claramente o bom humor do compositor enquanto a escrevia.
Aliás, Shostakovich, com seus nervos frágeis, regeu uma orquestra apenas em uma ocasião, num concerto organizado pelo seu amigo Mstislav Rostropovich, em 1962. E ele, por coincidência, começou o concerto com sua Abertura Festiva.
Program Notes © 2007 by Eduardo Knob3 de Julho de 2007
Regente: Bojan Sudjic (Sérvia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário