Ivan Jevtic nasceu há 60 anos em Belgrado, na antiga Iugoslávia, mas seu brilhante Concerto para Trompete, Trombone e Orquestra tem muito de brasileiro - e mais ainda de Gaúcho. Portanto, não é uma coincidência que, neste noite, a Sinfônica de Porto Alegre esteja fazendo a estréia desta obra no Brasil.
No final da década passada o compositor Sérvio viveu em Pelotas, onde lecionava música no conservatório da Universidade Federal. Escreveu este concerto na primavera de 1998, mesclando a saudade de sua terra natal com a influência rítmica que o Brasil exercia sobre ele. O próprio Jevtic revela que aquele foi um dos períodos mais ricos de sua criatividade de produção musical.
Na época, a Sérvia era combalida por sangrentos bombardeios durante a Guerra do Kosovo - o mais recente capítulo do violento processo de dissolução da Iugoslávia. O autor expressa no segundo movimento, Allegro giusto, que a obra passeia por ritmos até então pouco explorados pelo compositor, extravasando identificação e admiração pelo Brasil.
Antes de compor o Concerto para Trompete, Trombone e Orquestra, Jevtic já havia escrito outra obra em solo gaúcho: o Divertimento para Dois Violoncelos e Orquestra de Cordas, de 1997. Sua forte relação com o Rio Grande do Sul ainda resultou na Abertura Solene para Orquestra Sinfônica - que, embora composta no Exterior, foi dedicada ao maestro da OSPA Manfredo Schmiedt.
Depois de conquistar grande aceitação entre os povos balcânicos, Jevtic vem dedicando aos gaúchos parte de sua história. Incontestável motivo de orgulho.
Program Notes © 2007 by Eduardo Knob
3 de Julho de 2007
Solistas: Flávio Gabriel (Trompete)
José Milton Leite Filho (Trombone)
Regente: Bojan Sudjic (Sérvia)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário